O conhecimento dos materiais é fundamental uma vez que facilita a transposição do pensamento e das ideias para o trabalho.
O lápis de grafite é o mais simples meio se desenho.
Permite-nos uma gama variada de expressões dependendo sobretudo do seu grau de dureza.
As minas mais duras permitem traços finos de cinzento claro e as mais macias produzem traços mais grossos e negros.
Escala de classificação da grafite:
Grafite dura: H, 2H, 3H, 4H, 5H, 6H, 7H, 8H.
Grafite média: HB, F e B.
Grafite macia: 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B.
O carvão para desenhar resulta da queima controlada de um certo tipo de madeira; trata-se de um excelente meio de desenho, brilhante e aveludado, permite a exploração de traços amplos, vigorosos, rápidos ou lentos.

A sanguínea é originalmente um giz natural, mais ou menos rico em veios de peróxido de ferro (que dá a cor vermelha, cor de sangue, à terra) combinado com carbonato de cálcio.
No seu fabrico artificial encontram-se variantes de cor dentro da base de óxido e peróxido de ferro, como ocres, terras avermelhadas, bistres e sépias, além da presença de bióxido de manganésio com cor arroxeada.
Actualmente os materiais riscadores de sanguínea e giz estão disponíveis na forma de barra, normalmente quadrada e apresentados em lápis.
As ceras podem ser apresentadas na forma de barra ou de lápis sendo aplicadas directamente sobre o suporte. As ceras são basicamente compostas por óleos vegetais e pigmentos.
O processo de confecção destas barras de cor é simples, sendo muitas vezes de natureza artesanal.
Existe uma variedade de lápis de cera que são os pastéis a óleo.
Os pastéis a óleo apresentam maior ductilidade que deriva da sua composição gordurosa.
Os lápis de cor apresentam várias durezas, sendo os mais brandos os mais indicados para o desenho.
Existem lápis de cor aguareláveis (solúveis em água). O efeito da aguarela obtém-se através do pincel embebido em água sobre os traços do lápis previamente realizados.
O pastel é elaborado com pigmento duro misturado com uma base de gesso e aglutinado com cola. Mistura-se até formar uma pasta rígida que, depois de cortada e moldada em forma de barra, deixa-se secar até que endureça.
As canetas de feltro ou de ponta de fibra foram desenvolvidas em meados do século XX no Japão.
A tinta é feita a partir de pigmentos misturados com uma solução de álcool ou xylen.
Estas canetas permitem realizar trabalhos rápidos e de grande expressividade.
Os pincéis distinguem-se pelo tipo de pêlo, pela sua forma e medida.
Relativamente à forma, o pincel pode ser redondo ou plano.
Os principais tipos de elos usados para os pincéis são: de marta, orelha de boi, doninha, lontra, gazela, esquilo e de pónei (para os pincéis de pelo fino); de cerdas de porco, javali ou texugo (para os pincéis de pêlo duro).
SUGESTÃO DE AUTORES:
Alberto Giacometti Paulo Galindro
Cristina Valadas
Gémeo Luis