Professora Natália Craveiro

Professora Natália Craveiro

A Banda Desenhada


TEXTO:
SOUSA, Susana, LOBO, Rui & RODRIGUES, Francisco. (2006). Visualizar: Educação Visual 3.º Ciclo. Lisboa: Texto Editores.


Banda desenhada
É um tipo de comunicação que combina imagens e textos num arranjo cinematográfico, ou seja, uma série de quadradinhos (vinhetas, correspondentes aos planos do cinema) dispostos em série, agrupam-se em tiras horizontais.
Uma ou várias tiras correspondem a sequências de planos. A disposição sequencial permite simular o movimento dos personagens e o desenrolar dac acção, ao longo de um determinado período de tempo.
A composição ---» Um página de banda desenhada denomina-se prancha. É composta por várias tiras horizontais divididas em vinhetas. Cada tira pode correponder a várias vinhetas ou a apenas uma.
Sentido de leitura ---» A leitura das vinhetas faz-se da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Signos cinéticos ---» Dentro de cada vinheta, a simulação do movimento faz-se recorrendo a pequenos traços paralelos que produzem uma espécie de "arrasto" ou imagem fantasma. É possível ainda desenhar a trajectória de movimento desenvolvido pelo personagem.

Legenda e cartucho ---» A legenda tem uma função narrativa, descrevendo a acção que decorre na vinheta, por exemplo. O cartucho tem uma função semelhante, mas permite fazer uma espécie de introdução à acção que vai decorrer nas sequências de tiras seguintes.


Balões ---» As falas das personagens são escritas dentro de balões com diversas formas, conforme aquilo que se quer representar. Os balões apontam, com um pequeno apêndice, para o sítio de onde provém o "som". Dentro de cada vinheta, a ordem de leitura dos balões é de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Cronologia da Banda Desenhada


Pintura rupestre

Hieróglifos egípcios

Tapeçaria de Bayeux (1077)

Suplemento burlesco (1847)

Revista ilustrada (1850)


The Yellow kid (1895)

The Yellow kid (1896)

Mickey (1926)

Tarzan (1929)

Buck Rogers (1929)

Flash Gordon (1934)

Mandrake (1934)

Fantasma (1936)

Superman (1938)

Gardth (1943)


Desenhos f3eitos com o auxílio do computador

Banda desenhada interactiva

Desenhos feitos no computador