Professora Natália Craveiro

Professora Natália Craveiro

Movimentos artísticos

O DESCONSTRUTIVISMO



O "desconstrutivismo" manifestou-se sobretudo na arquitectura europeia e americana dos anos setenta, caracterizando-se por uma tendência para desestruturar o espaço atribuindo assim aos edifícios um aspecto frágil.
(Fonte: FERRARI, Sílvia - Guia de História da Arte Contemporânea. Lisboa: Editorial Presença, 2001. 1ª Edição.)

“Centro Stata”, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, projectado por Frank O. Gehry, Estados Unidos da América. 2004.

Edifício “Rasin”, mais conhecido por “casa dançante”, projectada por Frank O. Gehry em Praga, República Checa. 1996.

 Lou Ruvo Center”, Clínica Clevenland, projectada por Frank O. Gehry em Las Vegas, Estados Unidos da América. 2010.




O PONTILHISMO


O "Pontilhismo", também designado "divisionismo", diz respeito a uma técnica criada em França no século XIX, saída do movimento impressionista; esta técnica consistia em colocar pequenas manchas ou pontos de cor justapostos provocando assim uma mistura óptica nos olhos do observador .
Baseiando-se na lei das cores complementares, avanço científico impulsionado no século XIX pelo químico Michel Chevreul, o pontilhismo representa uma consequência extrema dos supostos ensinamentos dos impressionistas, segundos os quais as cores deviam ser justapostas e não entre mescladas, deixando à retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, comnbinando as diversas  impressões registadas.

La calanque (1906), Paul Signac.  Musée Royal des Beaux-Arts de Belgique, Bruxelles.

La Tour Eiffel (1889), Georges Seurat.
 Fin


A OP-ART







 Museum de São Francisco.